Pesquisar este blog

domingo, 24 de maio de 2009

Indiferença é preocupante!

Eu concordo plenamente com as observações feitas pelo nosso colega Gustavo Zen e quero acrescentar outras preocupações que sempre me fizeram pensar firme na atuação do DCE Mude. Independentemente das dificuldades internas que temos pelas ingerências da Direção, que “amistosamente” diz que o DCE está “infestado de comunistas”, temos que tomar uma postura de acadêmicos.
A necessidade de “mostrar serviço” através de ações assistencialistas é, sem dúvida, de alto custo individual para os estudantes e ao mesmo tempo um trabalho “estéril”, que como dizem os militares: é marcar passo e nada mais.
Tenho participado de quase todas as reuniões do DCE Mude, inclusive com o pessoal do SABE (beneficiados por bolsas de estudos) e sinto nestes, principalmente, um marasmo, uma indisposição, uma gigantesca falta de vontade de estender a mão para as mais simples atitudes que o DCE tende a tomar.
Já presenciei, por exemplo, o Zeca mostrar o seu desânimo pela falta de projetos, pela pouca participação de nossos estudantes. A presença nas poucas reuniões que são realizadas se tornou, ao longo dos últimos meses, a “atitude máxima” que os estudantes do SABE adotaram.
Uma grande maioria é incapaz de observar, de criticar, de dar a menor contribuição que se queira deles. Pode ser uma análise dura e que até fira algumas suscetibilidades, mas é a extrema verdade.
A falta de iniciativa de uma grande maioria, sacrifica alguns poucos, que bem intencionados, se desdobram em trabalhos gigantes e que sustentam a representação estudantil. Não seria exagero nenhum comparar muitos dos nossos bolsistas a verdadeiros “chopins” que iniciam e terminam suas participações no limite das reuniões. Entram mudos e saem surdos.
Poucos, muito poucos, são capazes de chegar num diretor do DCE e perguntar: onde é que eu posso ajudar? O que é que eu posso fazer? Qual é a minha participação nesse processo?
É duro dizer isso, mas é muito necessário, pois nem a colaboração a uma insignificante consulta de opinião recebe retorno. Esta semana ainda coloquei no blog um pedido para que todos respondam sobre o próprio blog e de centenas de inscritos no SABE, até agora duas dezenas de integrantes deram retorno. Agem como se não existisse fiscalização, como se a bolsa fosse uma obrigação do DCE Mude.
Eu quero sugerir aqui ao presidente Zeca e aos demais companheiros integrantes da diretoria do DCE, que façamos uma rigorosa fiscalização e eliminemos definitivamente aqueles que não estão empenhados na causa. Não adianta comparecer nas poucas reuniões! Não adianta trazer uma lata de leite ou um quilo de alimento uma vez por mês! Todos se comprometeram a integrar os projetos do DCE. E infelizmente, poucos são os que contribuem.
É preciso que todos se conscientizem: DCE não é lazer! É representação estudantil! É defesa de nossas causas e de nossos interesses! Participar mais, comentar mais, discursar mais! Sem ação, sem discurso, sem voz não haverá representação jamais.
Fato é que alguns estão recebendo muito para não fazer nada. Enquanto que uns poucos fazem muito para suprir a falta daqueles que deveriam estar fazendo! Não deixemos que a UTP resolva tomar nossas ações.
Agilidade de trabalho. Só isso faz a diferença!
Osni Gomes – Diretor de Comunicação

Nenhum comentário:

Arquivo do blog