REGULAMENTO DO 5º TORNEIO DCE MUDE
DE FUTEBOL SINTÉTICO
Regulamento Geral do Torneio
CAPÍTULO I – DAS INSCRIÇÕES
Art. 1º As inscrições deverão ser realizadas no DCE, situado no Campus Barigui.
Art. 2º - As fichas de inscrições e o regulamento da competição serão disponíveis através do e-mail do organizador do evento esportivo.
Art. 3º - O valor da inscrição será de R$ 120 (cento e vinte reais) por equipe.
Art. 4º - O pagamento deverá ser efetuado no ato da inscrição.
Art. 5º - As inscrições serão realizadas até o dia 16 de outubro de 2009 e serão limitadas.
Art. 6º - A equipe que não se inscrever o número máximo de atletas (doze), poderá completá-la até o início da primeira partida.
CAPÍTULO II – DAS EQUIPES
Art. 7º - Poderão participar do 5º Torneio DCE Mude de Futebol Sintético, todas as equipes que estiverem regularmente escritas.
Art. 8º - Cada equipe deverá ser formada por alunos da Universidade Tuiuti do Paraná, sendo este de graduação ou pós-graduação, de um professor ou de um convidado.
Art. 9º - Cada equipe deverá ser formada por, no mínimo 6 (seis) e no máximo 12 (doze) atletas, já incluído o professor ou convidado.
Art. 10º - As equipes participantes deverão apresentar-se com uniformes. Os jogadores poderão jogar com chuteiras de futebol society ou tênis, sendo proibidas qualquer chuteira com travas de alumínio. Recomendamos o uso de caneleiras para todos os jogadores participantes. O goleiro poderá jogar de agasalho.
CAPÍTULO III - DOS ATLETAS
Art. 11º - Somente poderão participar deste Torneio o(a)s atletas devidamente inscritos e matriculados nesta instituição, com exceção do professor e convidado.
Art. 12º - O atleta que disputar o Torneio por uma determinada equipe, não poderá jogar por outra equipe até o encerramento da presente competição.
Art. 13º - Os atletas deverão apresentar antes do início de todos os jogos documento oficial como foto (RG, CNH, Reservista...) e/ou apresentar a carteira de identificação estudantil da Universidade Tuiuti do Paraná.
CAPÍTULO IV – CONGRESSO TÉCNICO
Art. 14º – O congresso técnico foi realizado no dia 16/10/2009, ás 20h20 na sede do DCE Mude da UTP. No congresso técnico serão discutidos os seguintes itens:
a) Regulamento
b) Forma de disputa
c) Tabela dos jogos
Parágrafo § único - Os representantes das equipes que não comparecerem ao congresso técnico no dia e horário estipulados terão que acatar todas as decisões estabelecidas no mesmo.
CAPÍTULO V - LOCAL DE REALIZAÇÃO
Art. 15º - O "5º Torneio DCE Mude de Futebol Sintético", será realizado a partir das 8 horas, do dia 18 de outubro de 2009 (domingo), no GeGe Esportes (antigo Max Boll), situado na rua Pretextato Taborda Ribas, número 717, bairro Santa Quitéria, Curitiba.
CAPÍTULO VI – DAS FORMAS DE DISPUTA
Art. 16º - O Torneio será disputado por 16 (dezesseis) equipes e estilo mata-mata. O sistema de disputa deste torneio será em 4 (quatro) fases:
A) – Primeira fase;
B) - Quartas-de-final;
C) - Semi-final;
D) - Final.
1ª Fase - Classificatória (com 16 equipes)
Nesta fase as 16 equipes jogarão no sistema de eliminatória simples (mata-mata).
As 8 equipes classificadas passarão para a fase seguinte.
2ª Fase – Quartas-de-final
As 8 equipes jogarão no sistema de eliminatória simples (mata-mata).
As 4 equipes classificadas passarão para fase seguinte.
5ª Fase - Semi-final
As 4 equipes jogarão no sistema de eliminatória simples (mata-mata).
6ª Fase - Final
As equipes vencedoras da fase anterior disputam o 1º e 2º lugares.
CAPÍTULO VII - DOS JOGOS E REGRAS
Art. 17º - Nesta competição será seguida às regras deste regulamento.
Art. 18º - Cada jogo contará com uma equipe composta de um árbitro e um representante (mesário), não cabendo vetos ou recursos por parte das equipes quando da escalação ou decisões da arbitragem.
Art. 19º - Todos os jogos nas diversas fases terão a duração de 30 minutos corridos, sem tempo para descanso.
Art. 20º - Será observada a tolerância de 10 minutos de atraso apenas e tão somente para o início do primeiro jogo.
§ 1º - Para as demais partidas da rodada, o horário deverá ser seguido de acordo com a programação estabelecida pela Organização.
§ 2º - A equipe que não comparecer no horário pré-determinado na tabela será considerada perdedora por WO, considerando-se o placar de 1 x 0 para a equipe vencedora.
Art. 21º - O jogo será disputado entre duas equipes formadas por 07 jogadores (01 goleiro mais 06 jogadores de linha).
§ 1º - É vedado o início de um jogo sem que as equipes tenham um mínimo de 04 (quatro) atletas, nem será permitido sua continuidade, se uma ou ambas as equipes, ficarem reduzidas a 03 (três) atletas.
§ 2º - Na reserva poderão ficar no máximo 05 (cinco) atletas devidamente uniformizados.
Art. 22º - As substituições serão ilimitadas, e poderão ocorrer sem necessidade de paralisação do jogo. O jogador substituído poderá retornar ao mesmo.
§ 1º - O jogador reserva, depois de avisar o representante (mesário), adentrará ao campo de jogo, pela zona específica de substituição (meio de campo), somente após o jogador substituído transpor a linha lateral do campo.
§ 2º - A zona de substituição do goleiro será na linha de meta (fundo), situando-se entre a linha perpendicular da área de meta e o poste da trave mais próximo do banco de reservas da sua equipe. Após efetuada a substituição, o goleiro substituído deverá dirigir-se ao banco de reservas da sua equipe.
Art. 23º - Não haverá posição de impedimento de atleta.
Art. 24º - Havendo empate em alguma das partidas das fases classificatórias, quartas-de-final, semifinal e final, a decisão se dará na cobrança de 03 (três) pênaltis alternados para cada equipe, mantendo-se ainda a disputa empatada teremos seqüências de 01 (um) pênalti alternado para cada equipe até que saia um vencedor.
Art.25º – A cobrança dos laterais podem ser feitas com as mãos ou com os pés em até 10 segundos. Não será válido o gol marcado diretamente da cobrança de lateral, salvo se a bola bater em algum atleta antes que a bola entre no gol.
Art.26º – A cobrança dos escanteios serão feitas somente com os pés em até 10 segundos. Na cobrança de escanteio o atleta adversário deverá estar a uma distância de no mínimo 04 (quatro) metros.
Art.27º – O tiro de meta pode ser cobrado com as mãos ou com os pés em até 10 segundos.
Art.28º – Não será válido o gol da saída de bola no meio do campo, salvo se a bola bater em algum atleta antes que a bola entre no gol.
Art.29º – O goleiro poderá lançar a bola além do meio campo tanto com as mãos como com os pés, porém não será válido o gol do lançamento com as mãos sem que a bola toque em algum atleta antes de entrar no gol. No lançamento com os pés o gol será válido normalmente.
Art.30º – O goleiro não poderá segurar a bola com as mãos quando esta for atrasada intencionalmente por um atleta de sua equipe com os pés e nem quando vier direta do arremesso lateral de sua equipe. Caso ocorra alguma das infrações, será cobrado um tiro indireto do local onde o goleiro praticou a defesa, se não houver 04 (quatro) metros de distância até a linha do gol, o árbitro deverá recuar a bola até que ela fique a 04 (quatro) metros da linha do gol e posicionar a barreira sobre a linha do gol.
§ 1º - Não será permitido que nenhum integrante participe sem o uniforme completo, inclusive o meião, com a cor definida pela equipe;
§ 2º - Nos casos de igualdade de cores de uniforme, a equipe que estiver à esquerda da tabela deverá usar o colete do torneio por cima da camisa.
Art.31º – As faltas serão limitadas a 05 (cinco) por da partida, número este que permite a formação de barreira. Após a 05 (quinta) falta coletiva em um único período da partida as faltas passarão a ser cobradas sem a formação de barreira, sendo que as sofridas no campo de ataque serão cobradas sempre do local onde ocorreram e as sofridas no campo de defesa serão cobradas exatamente do meio de campo de forma direta (sem barreira).
Art.32º – As equipes entrarão em campo formadas com 07 (sete) atletas incluindo o (goleiro), podendo dar início a uma partida com o número mínimo de 04 (quatro) atletas.
Art. 33º - Com o objetivo de coibir a violência e condutas antidesportivas, serão aplicados os seguintes cartões disciplinares:
a) cartão amarelo...............................................advertência (no caso de duas advertências para o mesmo jogador, o árbitro deverá aplicar o cartão vermelho)
c) cartão vermelho.............................................expulsão (o atleta não poderá ser substituído)
§ 1º - Haverá contagem de cartões amarelos para fins de suspensão automática.
§ 2º - O jogador que receber cartão vermelho, em qualquer fase da competição, cumprirá suspensão automática de 01 (um) jogo, sendo que de acordo com a gravidade da transgressão, poderá receber outras punições por parte da Organização do Evento.
CAPÍTULO VI – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
Art. 34º - Deverão ser consideradas válidas somente as informações contidas neste Regulamento.
Art. 35º - O DCE Mude da Universidade Tuiuti do Paraná não se responsabilizará por acidentes causados ou sofridos aos participantes antes, durante ou depois dos jogos, no transcorrer da realização do "5º Torneio DCE Mude de Futebol Sintético".
§ Único – O DCE Mude responsabilizar-se-á pelos primeiros socorros aos participantes que porventura venham a necessitar durante a competição, providenciando a presença de ambulância e paramédico no local dos jogos.
Art. 37º - Não caberão, sob hipótese alguma, protestos ou recursos contra as decisões disciplinares, técnicas e administrativas da Organização do Evento.
§ 1º - Somente caberá direito de recurso junto à Organização do Evento quando comprovar que um outro participante deixou de cumprir com quaisquer das exigências contidas neste Regulamento.
§ 2º - Compete ao representante da equipe, interpor o recurso, num prazo máximo que vai até as 17h (dezessete) horas da primeira segunda-feira após o dia da ocorrência em questão.
Art. 38º - Os casos eventualmente omissos ou não inteiramente esclarecidos no presente Regulamento serão decididos pela COMISSÃO ORGANIZADORA DO EVENTO.
Artº 39º – As tabelas farão parte deste regulamento após a confirmação das equipes participantes.
Art. 40º - As equipes participantes do “5º Torneio DCE Mude de Futebol Sintético” são obrigadas a respeitar este Regulamento e Normas expedidos pelos organizadores.
Art 41º - A organização se reserva o direito de fazer alterações neste regulamento sem aviso prévio, conforme julgue necessário.
CAPÍTULO VI – DA PREMIAÇÃO
Artº 44º - Será oferecido um troféu pela DCE Mude ao time campeão e vice do torneio.
Este Regulamento foi aprovado pela Comissão Organizadora.
Curitiba, 2 de setembro de 2009.
Comissão Organizadora
UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ
INSCRIÇÃO DO 5º TORNEIO DCE MUDE
DE FUTEBOL SINTÉTICO
RESPONSÁVEL PELA EQUIPE: _________________________________________________
E-mail:___________________________________________ FONE:______________________
Técnico: __________________________________
NOME TIME: _________________________________________________________________
NOME DOS JOGADORES Nº MATRÍCULA ASSINATURA
1º
2º
3º
4º
5º
6º
7º
8º
9º
10º
11º
12º
1º Congresso Técnico no dia: 16/10/2009 - sexta-feira às 20h20, na sede do DCE Mude da Universidade Tuiuti do Paraná, campus Barigui.
2º No ato da inscrição será cobrada a taxa de R$ 120,00 (cento e dez reais)
Esta inscrição deverá ser entregue, em duas vias, ficando uma para a coordenação e a outra para a equipe.
Assinatura responsável pela inscrição: ______________________________________
Assinatura do responsável pela equipe: ______________________________________
Data: ___/___/____
Um comentário:
Parabéns aos coordenadores e a todos que participam de alguma forma da organização deste projeto, pois o mesmo consegue unir vários cursos em uma disputa sadia que aproxima os alunos que participam cada vez mais do DCE.
Fran
Postar um comentário