Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de julho de 2009

Desmembrando o Jornalismo

O texto é da repórter Denise Morini, da Rádio CBN/Curitiba
Uma comissão de especialistas do Ministério da Educação deve indicar ao Conselho Nacional de Educação o desmembramento do Jornalismo da área de comunicação. Com esta medida, o Jornalismo deixaria de ser uma habilitação do curso de Comunicação para ser um curso autônomo. Cinema e Audiovisual foram as primeiras áreas que deixaram de ser habilitações de Comunicação. A discussão teve início em fevereiro de 2009. Segundo o chefe de Departamento de Comunicação Social da UFPR, João Somma, o ministério considerou o Jornalismo uma das quatro profissões fundamentais para a democracia, por interferir diretamente na formação da opinião pública. As outras seriam Pedagogia, Direito e Medicina.
Somma ressalta que a discussão é anterior à polêmica da não obrigatoriedade do diploma para os profissionais da área de Jornalismo.
O professor acredita que a decisão pelo desmembramento ou não da habilitação de Jornalismo do curso de Comunicação Social deve ser anunciada até o final do ano. Mas, para Somma, o MEC vai dar autonomia às universidades para que decidam sobre o assunto.
O departamento de Comunicação da Federal já vai discutir o que fazer sobre o assunto na próxima reunião, em agosto.

* Seria muito interessante que os nossos professores e coordenadores comentassem aqui a respeito deste assunto. Pelo menos teríamos a opinião de nossos mestres e doutores.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog