Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Aulas suspensas até 10 de agosto

A Universidade Tuiuti do Paraná comunica que suspendeu suas aulas por dez dias (a partir do dia 30 de julho). A medida é cautelar para evitar a transmissão do vírus da nova gripe Influenza A (H1N1). A princípio as aulas recomeçam no dia 10 de agosto (a data poderá ser alterada conforme a evolução da pandemia).
A direção da UTP tomou a decisão após receber recomendações do Sinepe/PR - Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino de Curitiba, que se reuniu com representantes de instituições privadas de ensino de Curitiba e especialistas que esclareceram as dúvidas em relação ao vírus da nova gripe H1N1.
Vale lembrar que a medida não deve gerar pânico, mas, sim, ser encarada como uma prevenção para evitar problemas futuros. A universidade irá estudar a melhor forma de repor os conteúdos perdidos durante este período.
O que é - A nova gripe é uma doença respiratória aguda (gripe), causada pelo vírus A (H1N1). Este novo subtipo do vírus da influenza é transmitido de pessoa a pessoa principalmente por meio da tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas. O vírus da nova gripe está presente nas gotículas de saliva ou secreções nasais de pessoas doentes e pode ser transmitido pelo ar ou no contato das mãos com superfícies, roupas ou objetos contaminados por uma pessoa doente. A lavagem frequente das mãos com água e sabão ou com soluções de base alcoólica e a limpeza de superfícies e objetos com líquidos de limpeza doméstica, destroem o vírus. Ainda não existe uma vacina contra o Vírus A (H1N1). As medidas gerais de higiene, pessoais e do ambiente são as mais importantes para evitar a propagação da doença.
Os alunos sintomáticos devem permanecer no domicílio durante todo o período de afastamento, não devendo frequentar shoppings, cinemas, festas etc.
Muita atenção às medidas gerais de higiene pessoal
1 - Cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar. Cobrir a boca e o nariz com lenço de papel, nunca com a mão. Este lenço utilizado deve ser descartado. Caso não haja lenço ou toalha de papel disponível é preferível cobrir o nariz e a boca com a manga da camisa ("espirrar no cotovelo") do que fazê-lo com as mãos, por meio das quais os germes são facilmente transferidos para outras pessoas ou para o ambiente (telefone, maçanetas etc.). Em seguida, lavar as mãos.
2 - Lavar frequentemente as mãos com água e sabão ou com uma solução de base alcoólica, em especial, após ter tossido, espirrado ou assoado o nariz ou após ter utilizado transporte público.
3 - Não compartilhar copos, canudos, toalhas, talheres, protetores labiais ou batom
4 - Não colocar os lábios no bico ejetor de água dos bebedouros
5 - Manter os ambientes adequadamente ventilados
Estes cuidados são medidas preventivas muito importantes para reduzir a transmissão do vírus Influenza A e de outros microorganismos. Colabore!
Para mais informações: Disque Saúde: 0800 61 1997 ou acesse: Portal do Ministério da Saúde: HTTP://PORTAL.SAUDE.GOV.BR/SAUDE/
Em Curitiba: todos os Postos de Saúde estão atendendo casos suspeitos da nova gripe.

3 comentários:

Formatação de Projetos disse...

Colegas,

Haverá reunião do DCE-SABE no próximo sábado com as aulas suspensas?

Liguei na UTP hoje de manhã e informaram que o expediente é administrativo (pagamento de mensalidade, devolução de livros na biblioteca, etc).

Valeu!

Anônimo disse...

Acho válida a decisão da UTP e demais universidades que paralisaram suas aulas por recomendação do Sindicato das Particulares. Porém, só isto não ajuda. O vírus não vai sumir em dez dias, ou mesmo um mês. O que deve ser feito é realmente uma campanha de prevenção. A grande maioria das pessoas que converso, próprios alunos da UTP, não sabe exatamente como se pega este vírus, não tem idéia de que por exemplo, não se pega "no ar", e sim só se estiver perto e entrar em contato com o muco da pessoa infectada, ou se esta "deixou" o vírus em alguma superfície, o qual leva duas a dez horas para "morrer". E a falta de informação gera o desespero, a preocupação desnecessária. Infelizmente, ningúem lê cartaz. Uma boa orientação de sala em sala, já que a UTP possui um curso de Enfermagem, esclareceria muitas coisas sobre a doença. E até mesmo instalação de álcool gel nas entradas dos blocos seria interessante. Fica aí uma sugestão para quando voltarem as aulas. Simone Loyola.

GRACIELLE disse...

Haverá reunião do DCE-SABE no próximo sábado com as aulas suspensas?

Arquivo do blog