Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Carta aberta ao Movimento Estudantil do Paraná

Nós estudantes de diversas instituições de ensino superior, há dois meses nos organizamos para participar do congresso da União Paranaense de Estudantes. Nestes dois meses de grande mobilização nos deparamos com as mais repletas formas de representação e organização estudantil. Encontramos pessoas dispostas a participar do processo de eleições de delegados da UPE, mas também nos deparamos com processos de pura e simples falsificação.
O que são essas falsificações?
Algumas dessas falsificações que nos referimos, são comissões de 10 alunos fantasmas. Essas comissões são responsáveis por organizar o processo de eleição, e em diversos casos os nomes divulgados no site da UNE não são alunos da faculdade/universidade a qual diziam representar. Algumas delas chegavam ao cúmulo do curso ao qual o suposto aluno dizia ser simplesmente não existia na Instituição. Esses casos foram muitos, mas não foram a única modalidade de fraude. Foram falsificados documentos de diversas instituições aumentando o número de alunos, e dessa maneira inflando artificialmente o número de supostos delegados
Não bastando a fraude, em algumas universidades simplesmente todas as regras da democracia foram jogadas na lata de lixo. Várias eleições que contavam com chapas inscritas, a votação foi adiada inúmeras vezes e do nada, simples como num passe de mágica em um dia qualquer, sem aviso prévio a comissão eleitoral (comandada pela UJS) realizou o processo sem que ninguém soubesse de absolutamente nada. Se nem as chapas sabiam, os acadêmicos muito menos e, portanto não participaram de eleição alguma como muitos relatam. Milagrosamente no dia do credenciamento apareceram listas e mais listas de assinaturas das tais eleições.
Não bastando todos esses problemas a força majoritária da atual gestão tentou impugnar os delegados da PUC/PR, maior universidade do estado e que acaba de sair das eleições do seu DCE, onde houve mais de seis mil alunos votantes.
Por motivos como esses é que nós estudantes organizados nos mais diversos Centros Acadêmicos e Diretório Centrais de Estudantes, não aceitamos a fraude pura e simples e questionamos veementemente esse congresso.
Em respeito aos nossos delegados que disputaram suas eleições, ganharam, e tem o compromisso com a verdade, não legitimamos esta situação que a atual direção da entidade colocou através de seus atos a UPE. Engessada e antidemocrática.
Na segunda feira (15/06) estavam presentes em frente ao casarão representantes de várias universidades que queriam explicações sobre as fraudes e simplesmente foram impedidos de entrar no prédio que se diz sede dos estudantes. A Presidente da UPE Fabiana Zelinsk (filiada do PCdoB) contratou seguranças particulares, colocou cadeados no portão e para completar chamou a Polícia Militar para impedir que universitários pudessem entrar na sede da UPE. Esse ato mostra a maneira que na última década o grupo vem dirigindo a UPE: Sem democracia e respeito aos estudantes de verdade.
E por tudo isso que estudantes dos quatro cantos do Paraná estarão reunidos para discutir alternativas para um movimento estudantil fortalecido e de verdade. Será no próximo sábado, dia 20/06 em Curitiba. Todos que desejam participar de um novo momento no movimento estudantil paranaense estão convidados. Na ocasião estarão disponíveis mais informações sobre a atual situação da UPE, e os documentos falsos apresentados neste último congresso.
POR UM MOVIMENTO ESTUDANTIL DEMOCRÁTICO, SEM FALSIFICAÇÕES E REAL.

Um comentário:

Edna disse...

DIGA NÃO A MUDANÇA DO CÓD FLORESTAL

COLEGAS O MUNDO SOCORRO....
AJUDE VC TBÉM PARTICIPE


Comunidade "eu combato os Exterminadores do Futuro
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=100889097


MANIFESTAÇÃO....SÁBADO 24/04 ÁS 09:30 HRS
SAÍDA PRAÇA OSÓRIO INÍCIO DA RUA XV
ATÉ PRAÇA SANTOS ANDRADE...
JUNTE-SE A NÓS

VENHA DE ROUPA VERDE (CAMISETA...)

E NÃO PERMITA QUE OS POLÍTICOS ACABE COM O PLANETA
FAÇA PARTE DESSA LUTA.
O MUNDO AGRADEÇE.

Arquivo do blog