O Sistema Coffito/Crefitos programou para o próximo dia 25 de novembro manifestações nacionais em defesa da autonomia e da competência profissional do fisioterapeuta e do terapeuta ocupacional. Este ato pleiteará, junto à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o reconhecimento dos procedimentos próprios da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional e sua adoção, pelas operadoras, nos contratos de prestação de serviço. Outro tema da manifestação é a liberdade de escolha do cidadão em relação aos profissionais de saúde que vão atendê-lo.
Um dos objetivos da manifestação é defender a população de projetos que possam ser nocivos à sua saúde. Projetos de Lei, como o do Ato Médico (7703/2006), podem ser prejudiciais à saúde da população brasileira, ao limitar a autonomia de um grande número de profissionais da saúde. Isso porque ele endossa uma hierarquia ilegal e ilegítima, já vigente no sistema de saúde brasileiro.
Na manifestação, o Crefito-8 adotará o lema: A saúde é sua. A responsabilidade é nossa. Exerça o seu direito de escolha! “Somos tecnicamente preparados e temos respaldo legal para atender diretamente as pessoas que necessitarem dos nossos serviços. Por isso, o Sistema Coffito/Crefitos repudia qualquer tentativa, pública ou privada, de cerceamento do pleno exercício profissional do fisioterapeuta e do terapeuta ocupacional, em razão de interpretações corporativistas, desprovidas de qualquer embasamento jurídico”, afirma o presidente do Crefito-8, Pedro Beraldo.
Em Brasília, o ato ocorre em frente ao Congresso Nacional, a quem cabe impedir a aprovação desse ataque à democracia, às liberdades individuais e ao direito ao pleno exercício profissional. No Paraná, a manifestação está prevista para ocorrer, entre as 9 horas e as 17 horas, em Curitiba e nas principais cidades do interior do Estado – Londrina, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu, Umuarama, Ponta Grossa, Jacarezinho e Matinhos, no Litoral, onde fica o campus da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
O ato será promovido pelo Crefito-8, com o apoio de entidades representativas das duas profissões, instituições de ensino e centros acadêmicos. Com essa manifestação nacional, os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais estarão mostrando sua importância na promoção da saúde e da qualidade de vida e incentivando a população a não abrir mão de um direito que é seu. Participe!
Nenhum comentário:
Postar um comentário